Dica de Livro – O Vendedor de Passados

 04/01/2012
O vendedor de passados conta a história de um albino que mora em Luanda, Angola, e faz árvores genealógicas falsas em troca de dinheiro. Quem poderia querer uma árvore genealógica falsa? Prósperos empresários, políticos e generais da emergente burguesia angolana que têm futuro assegurado, mas falta-lhes um bom passado. Após anos de luta pela independência as famílias angolanas foram destroçadas. Muitos estão mortos ou desaparecidos e as histórias que se conhecem. Bem… Estas é melhor que sejam esquecidas.

Assim o albino constrói genealogias de luxo. Conseguindo até mesmo retratos dos ancestrais e lembranças felizes, cenas alegres da família sendo muito requisitado. Sua vida anda muito bem, até receber a visita de um estrangeiro à procura de uma identidade angolana, este numa sequência de eventos fará o verdadeiro passado de Angola emergir e mudará o futuro do personagem. Poderia apenas ser um livro sobre Angola, não fosse o curioso fato de a história do albino ser contada por uma largatixa que mora em sua casa…

O autor José Eduardo Agualusa se define assim: “Quem eu sou não ocupa muitas palavras: angolano em viagem, quase sem raça. Gosto do mar, de um céu em fogo ao fim da tarde. Nasci nas terras altas. Quero morrer em Benguela, como alternativa pode ser Olinda, no Nordeste do Brasil.” Perguntado se se diverte escrevendo, Agualusa explica: “Escrever me diverte, e escrevo também, porque quero saber como termina o poema, o conto ou o romance. E ainda porque a escrita transforma o mundo. Ninguém acredita nisto e, no entanto é verdade.”.

Anúncios

One Response to Dica de Livro – O Vendedor de Passados

  1. Juan Pierre says:

    Li esse livro a alguns anos e me surpreendeu bastante. Nós sabemos quando um autor é bom, quando ele nos faz viajar por cenários e situações inimaginaveis. Agualusa merece ter um maior reconhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: