Dica de Livro – 2666

05/01/2012

A dica de hoje é o livro 2666 do chileno Roberto Bolaño.

O livro é composto de 5 romances: O primeira conta a história de 4 críticos de literatura europeus atrás de um escritor recluso e que sua busca acabam em Santa Tereza, no México; o segundo narra os delírios de um professor de filosofia em Santa Tereza, que recebe os críticos assim que chegam no México; o terceiro a história de um jornalista negro americano que vai ao México fazer a cobertura de uma luta de boxe e acaba por se envolver com os amigos da filha do professor de filosofia; o quarto a história dos brutais assassinatos de mulheres que estão ocorrendo em Santa Tereza e por fim no quinto a história do tal escritor recluso e sua relação com toda essa história.

As histórias se cruzam e por fim formam uma grande história, embora não cronológica, e todas elas têm como palco a cidade de Santa Tereza, no México. Onde centenas de assassinatos brutais de mulheres, jamais desvendados, assolam a região desde os anos 90.

Apesar do tamanho monumental – tem quase mil páginas – a trama enigmática mantém o leitor em estado de alerta até as últimas palavras, quando só então o autor oferece a solução que permite compreender o conjunto do livro.

O autor teve que finalizar o livro às pressas porque sabia ter pouco tempo e morreu sem vê-lo publicado em 2003. Já era conhecido na época, mas após 2666 se tornou mundialmente famoso e chegou a ser comparado com gigantes da literatura como James Joyce, Robert Musil e Borges.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: