Ilusões de Ótica

Para aqueles que são viciados nessas coisas como eu:

Olhe para uma flor e depois vai para a seguinte e para a outra e você verá a imagem em movimento, mas na verdade nada está se movendo. Se visualizar as 4 flores um pouco mais de longe você pode vê-las paradas. Fica mais interessante quando está impresso.

Esta provoca um certo desconforto.

Está aqui provoca um grande desconforto. Imagina se Descartes tivesse acesso a uma imagem dessas quando criou seu argumento contra as ilusões dos sentidos?

Tem alguma coisa piscando? Na verdade não. Experimente focar a visão em um ponto específico, nenhum pisca.

Nada está girando. Se focar a visão no centro de uma mandala qualquer verá que ela não gira.

Esta é a que considero mais desconcertante.

Você tem que ver um golfinho em 3d nessa imagem. Não adianta procurar por ele como se ele estivesse em algum lugar da imagem, como naqueles livros do Wally. Essa imagem é um estereograma, que é uma “técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado (no caso, o golfinho). A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal.” Eu os vejo desfocando o olhar, isto é, olho para a imagem sem focar nenhuma parte em específico (também conhecido como embaralhar a visão), quando faço isso, começa a surgir algo em 3d, dai tento identificar o que é e então a imagem se forma em três dimensões de modo perfeito. Às vezes no processo de identificar a imagem a gente acaba focando uma parte e tem que começar de novo, mas quando você aprende a ver se torna bem fácil. O segredo e tentar e tentar e tentar… Quem quiser mais ilusões clique no menu Imagens.

Anúncios

One Response to Ilusões de Ótica

  1. Josiel José da Silva says:

    O nosso sentido mais explorado se torna muito frágil diante destas imagens. Será que é assim que vemos a vida? de maneira diferente da realidade??

    Parabéns pelo blog!
    Abraço!

    JJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: